Independência Financeira: no que investir?
Independência Financeira: no que investir?
Quando falamos de reserva para Independência Financeira, precisamos ter três coisas importantes em mente:
- você não pode depender do trabalho para sempre
- essa reserva é para resgatar no longo prazo
- e ela não pode ser de alto risco
Sabendo disso, as ferramentas perfeitas são:
- Ações e ETFs
- Tesouro Direto, usando o Tesouro IPCA.
Outras opções para a aposentadoria
Você vai ver por aí outras opções famosas para a aposentadoria: PGBL, VGBL, planos de previdência privada de empresa…
O que eu te adianto é o seguinte: geralmente essas opções, especialmente as vendidas pelo gerente do seu banco, são um lixo. E elas investem a maior parte de seu dinheiro em títulos de baixíssimo risco, ou seja: títulos do tesouro.
Só que para comprar Título do Tesouro é super simples, você não precisa do banco pra isso, e eu explico sobre isso em nossa seção sobre Tesouro Direto.
PGBL patrocinado pela empresa
A exceção fica nos planos de previdência privada em que a empresa contribui junto: esses daí costumam ser uma boa para você.
Apesar da rentabilidade ser baixa, a empresa colabora junto: isso faz seu rendimento dobrar.
Só tem que conferir alguns poréns:
- se você pode mudar de empresa e continuar com a previdência (cláusila de vesting)
- tempo para resgatar essa previdência
É claro que
PGBL também serve para pagar menos IR
Se você declara Imposto de Renda, provavelmente contratar um PGBL é bom para você: é possível abater da base de cálculo do imposto até 12% da sua renda tributável.
Assim, você consegue reduzir o imposto a apagar ou aumentar a sua restituição.
O imposto não é eliminado, mas sim adiado (diferido, no linguajar da receita). Usando a tabela regressiva e deixando para resgatar lá na frente, é possível adiar o pagamento desse imposto e mesmo reduzir a alíquota a pagar.
Porém, isso não é exatamente o assunto deste capítulo (acumular patrimônio para a independência financeira).
Esse caso de uso do PGBL é bem específico: eficiência no pagamento de Imposto de Renda. Isso anda lado a lado com a acumulação de patrimônio, mas não é o centro da estratégia.
Assim sendo, para calcular certinho o quanto você tem que investir em PGBL para ter maior eficiência tributária, a melhor opção é contratar um contador para ver isso para você.
Mas se quiser simular alguns desses valores, essa calculadora de IR fornecida pela receita é um recurso interessante.
Resumo
Se você tem a oportunidade de participar de um plano de previdência provada em que a empresa também coloca dinheiro, então provavelmente você tem que entrar nele.
Fazer uma previdência privada direto no seu banco provavelmente é uma péssima ideia, exceto se for para pagar menos IR ou como mecanismo sucessório.
O Tesouro IPCA é uma excelente forma de começar a juntar dinheiro para a sua aposentadoria, ainda que você escolha depois algum plano de previdência privada ou já contribua para algum deles. Então não deixa pra depois! Já começa agora!
E eu insisto que o Tesouro é uma ótima forma de começar pelo seguinte: quando você já tiver uns R$10 mil guardados, é muito interessante começar a investir em ações pensando no longo prazo! Sim, aquelas ações da bolsa, ser sócio de empresas grandes.