Aposentadoria e Fundos de Ações (ETF) - Crescimento de Longo Prazo
Aposentadoria e Fundos de Ações (ETF) - Crescimento de Longo Prazo
Já falei o que são ações, já te falei o que são fundos, já falei sobre risco versus retorno e objetivos de investimento.
Tá na hora de juntar tudo isso e falar sobre fundos de investimento em ações pensando no longo prazo.
E acredite se quiser, isso é tranquilão e bem básico.
Então bora lá!
Formação de Poupança para o Longo Prazo
Não foi à toa que comecei esta série sobre investimentos falando sobre objetivos de investimento, especialmente dois: um de curto prazo – a reserva de emergências – e outro de longo prazo – a aposentadoria.
Aposentadoria, Independência Financeira, Investimento de Longo Prazo: você chama do que quiser.
O importante aqui é que para o curto prazo existem produtos específicos e uma forma de pensar em investir. Para o longo prazo, existem outros produtos e outra forma de pensar em investir.
Diferenciar os dois é fundamental.
Ações são perfeitas para o Longo Prazo
Quando você tá fazendo um investimento de longo prazo, você não tá preocupado com a flutuação diária dos preços, com a queda do Ibovespa na semana, com aquelas telinhas cheias de número pipocando mudando de cor que nem em filme wall street… não… você tá tranquilo.
Você vai passar por crises econômicas, eleições (os mercados ficam malucos), vai passar por um monte de gente surtando.
Seu interesse é a geração de valor para o longo prazo.
E empresa é isso, ação é isso. É você investir em empresas com boa gestão, em empresas que avançam nos mercados, que produzem tecnologia, que mudam a vida das pessoas.
Você quer investir em bons projetos que gerem valor pra sociedade, vendam bons produtos e serviços e que por causa disso te deem bons lucros.
E mesmo esse tipo de coisa tem seus altos e baixos – normal – mas você está preocupado mesmo é com uma trajetória saudável no longo prazo.
Mas como saber o que escolher para um futuro tão distante?
Existem várias técnicas para tentar prever isso – por exemplo, a análise fundamentalista – mas isso é um assunto mais complicado que fica para depois.
A boa notícia é que você não precisa escolher uma empresa específica agora. Você pode investir em várias ações ao mesmo tempo, mesmo tendo pouco dinheiro.
E isso é ótimo, porque você não precisa ser um especialista em mercado financeiro e vai consegui ter uma carteira de ações diversificada, e consequentemente, menos arriscada.
Então vamos pra prática, vou te fazer uma pergunta que faço pra todo mundo:
Você investiria nas 500 maiores empresas dos Estados Unidos? Você acha que elas vão crescer bem e dar lucros nos próximos 20 anos?
Todo mundo responde que sim. E é aí que entram as três letrinhas que estão no título deste vídeo: ETF.
O que é um ETF?
Essa é a sigla para Exchange Traded Funds. Traduzindo, são fundos de investimentos negociados em bolsa de valores. Nossa bolsa de valores (a B3), há 15 desses fundos (que você pode conferir aqui), e eles são perfeitos para começar a investir em ações.
Um deles, em especial, responde à pergunta que fiz acima. O nome é IVVB11.
Ele imita o comportamento das 500 maiores empresas americanas (representadas pelo índice S&P 500), e já subiu 158% nos últimos 5 anos (informação de 27/05/22).
Para comprar um lote de IVVB11 você desembolsa hoje cerca de R$ 2.135 (27/05/22). Bem tranquilo para você virar sócio do Google, Amazon, Facebook, Apple…
E isso pode ser feito por qualquer pessoa – como você que tá vendo esse vídeo – basta fazer conta numa corretora, como ensinei no vídeo sobre reserva de emergências.
Conclusão
Reserva de emergências numa carteira digital e reserva para o longo prazo com Tesouro IPCA e ETFs (como o IVVB11) são uma maneira bem tranquila para começar a construir suas reservas. (Mas se é tão fácil, me responde: por que ninguém ensina isso nas escolas??)
Agora vamos para o próximo capítulo desta história: o que fazer para viver de renda e todo mês receber rendimentos na sua conta? Siga para o próximo post!
Observação: este post não é uma oferta ou recomendação de investimento, e tem caráter exclusivamente educacional.