Renda Fixa x Renda Variável x Fundos de Investimento
Renda Fixa x Renda Variável x Fundos de Investimento
De forma geral e simplificada, o mundo das finanças é uma grande lojinha que só tem três seções:
- Renda Fixa
- Renda Variável
- Fundos
É mais fácil investir do que fazer compras de mês! Ok, exagerei, mas o básico de finanças não tem muito mistério.
E esses três conceitos vão ficar perfeitamente claros na sua mente agora.
Vamos lá!
Renda Fixa
Renda Fixa
É o tipo de investimento cuja rentabilidade é especificada no momento da aplicação
Investir num título de renda fixa quer dizer simplesmente que você está emprestando dinheiro para alguém.
Quando você compra um Título do Tesouro Direto isso quer dizer – pura e simplesmente – que você está emprestando dinheiro pro Governo Federal. Quando você investe num CDB, LCI ou LCA, você está emprestando dinheiro para um banco. Quando você investe numa Debênture, você está emprestando dinheiro para uma empresa.
Você entrega o dinheiro e em troca recebe um título, que é uma promessa de pagamento para o futuro. Antigamente se recebia um papel todo pomposo, falando que você daqui a algum tempo iria receber alguma coisa. Hoje em dia é tudo eletrônico, você só precisa do seu computador (ou mesmo celular).
Um exemplo de título privado antigo da Petrobras
Você vai saber muito mais sobre esse tipo de investimento no próximo capítulo.
Principais Riscos: Risco de Crédito (risco de calote), Risco de Liquidez (risco do dinheiro estar preso)
Renda Variável
Renda Variável
São investimentos cuja remuneração não pode ser dimensionada no momento da aplicação
Exemplos de investimento em Renda Variável: Ações, Derivativos (opções, contratos de mercado futuro), Ouro, Moeda (dólar, euro), Cotas de Fundo de Investimento Multimercado, Cotas de Fundo de Investimento Imobiliário (FII), criptomoedas…
Ou seja, imagine o momento em que você aplicou o seu dinheiro comprando uma ação.
Nesse momento, você não tem como prever o dia de amanhã. A sua ação pode subir e você ficar rico, pode ser que ela cresça aos poucos, pode ficar na mesma, ou pode inclusive despencar e você perder tudo. Ou seja, o valor do seu investimento pode variar a todo momento. Por isso que o nome é Renda Variável.
Na Renda Fixa, você sabe se a sua aplicação vai ser corrigida pela inflação, pela taxa Selic, ou se terá uma taxa fixa. Aqui não. Essa é a diferença para a Renda Variável.
A comparação então, também é óbvia: Renda Variável, geralmente, é mais arriscada que Renda Fixa.
Principais riscos: Risco de mercado (risco de variação desfavorável dos preços), Risco de Liquidez (risco de não conseguir se desfazer do investimento)
Fundos de Investimento
Um fundo é um monte de dinheiro junto. É uma enorme vaquinha.
Um fundo de investimentos é uma reunião de recursos de várias pessoas que se juntam pra investir. Cada um coloca um dinheiro ali e investem juntos. É um condomínio de investidores.
Alguns fundos podem juntar renda fixa e renda variável num pacote só!
Assim, comprando uma simples cota de fundo, você pode investir – ao mesmo tempo – em um prédio, na bolsa de valores, em dólar, ouro, boi, enfim! As possibilidades de combinação são infinitas!
Tudo depende das regras do fundo que você escolher.
É claro que essa comodidade tem um preço: todo fundo cobra uma taxa de administração, que é abatida do rendimento repassado a você.
Ou seja: ao investir num fundo você consegue diversificar seus investimentos, e assim, muitas vezes consegue diminuir o risco da sua carteira de investimentos.
Principais riscos: Risco de mercado (risco de variação desfavorável dos preços), Risco de má gestão (risco do gestor do fundo não escolher os melhores investimentos adequados ao perfil de risco do fundo), Risco de Liquidez (risco de não conseguir resgatar a cota do fundo no momento em que deseja)