#5 Empreender: como montar sua própria máquina de fazer dinheiro e turbinar seu orçamento
#5 Empreender: como montar sua própria máquina de fazer dinheiro e turbinar seu orçamento
Vimos no capítulo sobre independência financeira como as máquinas de fazer dinheiro - ou seja, as empresas - funcionam.
Se você já sabe como funciona, por que não tentar montar a sua?
E não, não é necessário largar tudo para empreender e nem é necessário dinheiro para começar.
Só é necessário um pouco de tempo, vontade de aprender e coragem de começar.
Neste breve capítulo, vou te dar um modelo simples para começar e mostro como isso se conecta com suas finanças pessoais como um todo. Porém, você vai aprender muito mais sobre isso no módulo de empreendedorismo.
O que vender?
Como falei no capítulo de investimentos, uma empresa, para existir, precisa vender alguma coisa.
E na hora de decidir o que começar vender, é necessário responder algumas perguntas:
- Que problema meu produto vai resolver?
- Que grupo de pessoas tem esse problema?
- Isso vai me dar algum dinheiro?
- Tem potencial de escalar?
- Vai me demandar muito tempo para começar?
- Vou gostar de fazer?
Vamos ver alguns exemplos:
Alimentos: É um setor bem gostoso de se trabalhar (literalmente), mas além da concorrência alta e ganhos baixos, você tem que ter um cuidado redobrado com a limpeza da produção, com a conservação dos alimentos... se você não gostar muito de cozinha, não parece um bom setor para começar.
Produtos físicos: roupas, artesanato, objetos de decoração. Esse nicho aqui é mais interessante pois não há perigo da roupa estragar e fazer um cliente passar mal, e além do mais, você pode usar a internet para vender para o mundo inteiro. O potencial de escala é muito maior: se as vendas crescerem, é possível fazer mais peças. Porém, você terá custos com estoque, entregas, e custo com devoluções de algumas encomendas.
Consultorias: aqui você está trocando o seu tempo por dinheiro. É o caso, por exemplo, de um professor particular. O lado positivo é que você consegue dinheiro rápido e sem risco de encalhar ou perder estoque. É só fazer o serviço e ganhar o dinheiro. O problema é que você tem um limite de 24 horas por dia. Ou seja, o potencial de escala é muito limitado.
Produtos Digitais: o mais comum são os cursos digitais. Você produz o curso, ensina alguma coisa que você sabe uma única vez e vende aquilo para várias pessoas. Não tem problema de estoque (já que os produtos são digitais) e também não tem problema de escala. É o que considero o melhor segmento para começar a empreender. Porém, é necessário escolher muito bem o nicho da sua audiência e fazer um produto que resolva com clareza o problema daquela audiência.
É relativamente normal que empreendedores, depois de um tempo, acabem tendo produtos digitais, físicos e também prestando consultoria, mas é melhor começar por um só.
Onde vender?
Pela internet. Você vai fazer um site e as pessoas vão te achar pelo google, redes sociais e indicações de outros blogs.
Você nem mesmo precisa fazer um produto para começar a vender.
O importante é começar a criar uma audiência: ou seja, pessoas que estejam conectadas a você, seja numa lista de e-mails dos inscritos de um blog ou num grupo de whatsapp.
Com essas pessoas conectadas ao redor de um assunto em comum, você pode desenvolver o produto que elas querem ou achar alguém que venda e cobrar uma comissão pela propaganda.
É simples e gratuito começar um blog e loja virtual, e ao contrário do que as celebridades de instagram propagam, não é necessário expor sua vida pessoal para conseguir vender alguma coisa.
Você também não precisa ser um especialista num assunto para começar um blog. Se você compartilhar seu aprendizado sobre um assunto específico (ex.: fazer testes e reviews), isso já vai atrair pessoas interessadas na sua jornada.
Por isso, se você vai criar algo, tente criar algo que você se identifique e que faça sentido na sua vida.
Mão na Massa #1: Faça seu blog
https://br.wordpress.com/ - Use o wordpress para fazer seu primeiro blog. Chegando lá, recomendo você instalar alguns complementos (plugins):
O tema Astra - para ter alguns modelos de página
O Elementor page builder - para ter mais alguns modelos e conseguir construir páginas bonitas
Todos têm versões gratuitas. Não gaste dinheiro agora, vá pelo gratuito!
Mão na Massa #2: Faça sua loja virtual
https://lojaintegrada.com.br/ - Se você vai vender produtos físicos pela internet, essa é uma ótima ferramenta brasileira para começar.
https://www.hotmart.com/ - Plataforma para venda de produtos digitais.
https://herospark.com/ - Concorrente da hotmart.
Só isso já é suficiente para você dar um bom mergulho no universo do empreendedorismo.
Não tenha pressa para ganhar dinheiro e aproveite esse novo hobby para aprender como o mundo funciona na prática.
Mão na massa #3: não coloque a mão na massa
Contrate alguém para fazer isso por você!
Hoje em dia é bem fácil encontrar freelancers para configurar seu site ou loja virtual. Recomendo entrar no Workana e postar o seu pedido lá. Rapidamente você vai encontrar várias pessoas dispostas a executar o seu projeto.
A vantagem é que você não perde tempo com isso e foca no seu negócio.
Dicas
Foque em fazer aquilo em que você é melhor. O restante todo, tente terceirizar.