Pagar Dívidas ou Investir? Os dois!
Pagar Dívidas ou Investir? Os dois!
Você quer se livrar das suas dívidas – eu também, e rápido!
Então se você tem alguma dívida que tá pensando em quitar logo, ou se, do outro lado, você tá endividado até o talo, então esse vídeo é feito especialmente pra você.
Um dia desses recebi a seguinte pergunta: “eu tenho uns R$2000 reais guardados, mas todo mês pago uma dívida de R$500. Será que eu já não adianto algumas parcelas pra me livrar mais rápido da dívida e conseguir um desconto nos juros?”
A minha resposta foi outra pergunta: “Depende. Você já tem uma reserva de emergência?”
Essa é a chave para esse assunto. Se alguém te perguntar, pode responder a mesma coisa (aproveita e manda o link desse guia aqui).
Adiantar suas dívidas é bom, tá certo. Adiantando as parcelas você terá desconto das taxas de juros, vai aliviar o seu orçamento e vai ter mais grana pra investir – fazendo assim o seu dinheiro trabalhar por você.
Ainda, como as taxas de juros que você paga pelo empréstimo são geralmente maiores do que o rendimento dos investimentos, vale também a pena pagar logo pra conseguir investir melhor.
A grande exceção é: se você não tem uma reserva de emergências, você vai estar desprotegido. Quando um imprevisto rolar – e imprevistos sempre acontecem – você vai ter que pagar caro pra conseguir um empréstimo de emergência.
E aí a sua situação só piora.
Mesmo se você já estiver apertado, cheio de dívida, o esforço de fazer uma poupança continua compensando. Além de poupar para a sua reserva de emergências, aos poucos você vai conseguir pagar algumas parcelas da sua dívida, e assim, negociar bons descontos.
Acima de tudo, as dívidas passam. Já o hábito de poupar dinheiro e investir, ainda que seja pouco, vai te acompanhar e melhorar a sua vida inteira.
Hora da ação
Então vamos lá:
Para aprender a fazer a sua reserva de emergência, é só clicar aqui.
E para renegociar as suas dívidas e trocar dívidas caras por dívidas mais baratas, é só conferir o capítulo anterior.
Crédito e investimentos têm que andar juntos. Se você tem dívidas, aí mesmo é que você precisa poupar dinheiro.